terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cavernas de Ajanta

16/01/11.

A maior estopada que fizemos foi de Udaipur até Aurangabad. Avião e depois 12 horas quase de ônibus. Mas as caverna de Ajanta mereceram o sacrifício. Entrei nas duas primeiras de uma fileira em formato de ferradura. Havia gente pra todo lado pois era domingo e feriado muçulmano junto. Pareciam formigas ao longe. Essas cavernas foram criadas e esculpidas num bloco só - de uma só vez! Trabalho de arquiteto, engenheiro civil e artista decorador de um só fôlego - nos mínimos detalhes, contendo celas para os monges budistas, uma enorme estátua do Buddha ao fundo e vários pilares entalhados, além de pinturas pelo teto e paredes, contando um pouco da vida do Buddha. Incrível!!! Os indianos estão construindo uma réplica ao lado para quando tudo isso desaparecer na impermanência da vida. Considerando que elas estão lá desde o século II a.C., e já bem castigadas na pintura, apesar das obras de reconstituição que vimos, acho que é mesmo bem pensado!

Ontem, uma parte da turma mais bem disposta seguiu para as cavernas de Elora, hinduístas. Com a maioria, preferi ficar no hotel descansando para a longa viagem de volta, que já começa aqui, em Mumbai, após um vôo de apenas  40 min - ufa!! Enquanto isso, recebi uma massagem Kerla com óleo Ayurvédico, da cabeça aos pés, incluindo o rosto! Ao final, sauna a vapor num caixote de madeira com a cabeça de fora e um super banho completo para terminar. Dos deuses, realmente, numa mesa de madeira massiça , o oleo quentinho e mãos de fada reativando a circulação do corpo. Eu, que andava meio enjoada, fiquei novinha em folha!




Para terminar, algumas pessas comuns que me pediam para tirar seu retrato para que se vissem no visor da máquina, oops, câmera digital:








Nenhum comentário:

Postar um comentário