segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jodhpur - cidade azul

12/01/11.

O Forte Mehrangarh, para mim, empatou com o Taj Mahal na beleza. Residência do marajá Haow Jhoda, no século XVI. Visitei até o seu jardim botânico. Que saudades... bananeiras! E muito verde para variar da poeira constante da Índia, principalmente nesta época seca de inverno. Um audio tour em inglês ia-me dando as explicações dos vários locais do forte. Bacana mesmo. E havia audio em espanhol para os colegas de viagem.

Do alto do forte avista-se um conjunto grande de casas residenciais, todas pintadas de azul - mas ninguém nos explicou o por quê disso.


Ao lado, visitamos a residência de um marajá de hoje, descendente daquele do Forte. Parte das centenas de aposentos é um hotel super luxo e outra pequena parte, um museu.Lá vimos utensilhos domésticos do palacete. Até uma coleção de relógios antigos belíssima!

À tarde, chegamos de ônibus a uma aldeia do povo Bishnoi. Eles vivem segundo 29 regras, a maioria delas relativas à preservação do meio ambiente. Um astro de Bollywood recentemente ficou preso por 2 meses, capturado pelos aldeões, porque estava caçando veados em suas terras. Para os Bishnoi os veados são deuses. E protegem toda fauna. Ficamos alojados em cabanas de barro com telhado de sapê, um resort imitando as casas locais. Fomos agraciados com um jantar típico delicioso - quase sem pimenta nenhuma - e um número de ciganos, de música e canto. O homem tocava citara e cantava. E a mulher cantava respondendo. Lindos! Até aprendi uns passos de dança com um terceiro elemento, a pedido dos meus amigos em volta da fogueira que nos aquecia. Noite estrelada. Tudo demais! Durante o dia, vários amigos deram uma voltinha de camelo. Preferi o jeep, pois estava um solão e eu morta de cansaço!


Os Bishnoi são tecelões. Vimos um trabalhando, que nos explicou o funcionamento daquele tear rudimentar. Um homem e uma mulher levam um mês para fazerem um tapete de 1,50m por 1,80m. Usam cabelo de camelo nos tons naturais - a prova de água e fogo. Usam também algodão tingido por legumes. Tudo natural, não dá alergia, explicaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário