domingo, 26 de dezembro de 2010

Joburg

23/12/2010.


Aprendi, com o Denis, nosso guia e motorista bilíngüe, que na África do Sul falam-se onze línguas diferentes. Ele não compreende todas, mas diz que sua mãe, sim. Foi legal demais ouvi-lo falando Africaans ao celular – uma mistura de holandês, inglês e idiomas locais. O inglês aqui também tem suas particularidades. As pessoas usam uma regência diferente do verbo ‘to be’: You’s going... They’s going. Num anúncio publicitário, lê-se: Who ya gonna call? Como se fala. Aprendi que ‘dankie’ é mais usado que ‘thanks’ no dia-a-dia e que ‘Joburg’ é  Johannesburg para os de casa.

                O Soccer City – estádio da Copa e verdadeira obra de arte, segundo o Denis - é mesmo uma construção impressionante. Pena que estava fechado quando lá chegamos. Mesmo assim, os brasileiros se juntaram em torno da bandeira nacional para uma foto em frente. Nem o fato de a vã ter quebrado no caminho impediu que visitássemos o centro da cidade, bastante movimentado.  Notei os penteados variadíssimos e as perucas. E um mercado de pulgas imenso. Mas tudo de dentro do carro, pois os motoristas estavam receosos de terem que cuidar de 17 turistas (eles eram só dois). A violência aqui é uma preocupação real.



Nossa anfitriã e suas jovens amigas, amabilíssimas, nos ensinaram que, aqui, todos gostam de cozinhar. Os homens, em geral, se responsabilizam pelas carnes, enquanto as mulheres se esmeram nas saladas e sobremesas. Para o nosso primeiro jantar na pousada, fizeram três saladas diferentes e um peixe grelhado maravilhoso:  Snoek (ou snook), um peixe meio salgado, só encontrado em Cape Town (pronuncia-se ‘kepta’). A noite foi divina, com uma demonstração-aula de danças locais. Até os rapazes – Lukas, Carlos e André de Aracaju aderiram, mas isso não vi mais, que já estava dormindo, refazendo-me  da longa viagem e fuso horário de 4 horas entre Belo Horizonte e Joburg.

2 comentários:

  1. Rosana, saudade de voce, de Joburg..dankie!

    ResponderExcluir
  2. Saudades também, Fátima. Quando vai nos dar a honra? Bjs. Rosana.

    ResponderExcluir