segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fatepur Sikri e Poço da Lua

08/01/11.

Saindo de Agra em direção a Jaipur, paramos em Fatepur Sikri - a cidade dos fantasmas. O nome vem desta historieta: Akbar, o imperador, havia construído ali sua moradia - um forte majestoso e, em 1601, transferiu a capital para lá. Depois de tudo instalado, até com ruas calçadas e as pessoas morando já ali, acabou-se a água! Então tiveram que abandonar a cidade, literalmente. Daí o nome.

O que aprendemos é que ali, só os vivos metem medo... Uns atrevidíssimos indianos resolveram embargar nossa entrada, dizendo serem guias certificados do governo. E que não poderíamos visitar a cidade e nem tirar fotos se não os contratássemos. Ainda bem que nosso experiente professor peitou a turma. Depois de muita briga entre eles e nosso guia local - o bem-humorado Raqueshi - conseguimos passear numa boa. Eles até pediram desculpas ao nosso professor pela tentativa de enganar-nos!

Um outro lugar incrível nessa estrada foi o Poço da Lua - imaginem cavar uma piscina a 19metros e meio de profundidade. Em torno, de um lado, arquibancadas para o povo sentar. Do outro lado, na superfície, os camarotes do rei e da rainha e um palco. Em noites de lua cheia, o poço refletia a luz da lua, que iluminava as arquibancadas e o palco, onde todos assistiam a shows de dança e música. Chique no último!


E vivam as flores amarelas da mostarda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário